O guia para uma roadtrip inesquecível pela Costa Vicentina

 


O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é conhecido pelas suas praias naturais e selvagens, que ainda não estão sobrelotadas e exploradas. Esta zona está repleta de boas razões para as visitares.

Nota: Reuni neste post as praias e locais que mais aprecio no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e os melhores para passar ao fazer uma roadtrip, não os mais populares...

Espero que gostes :)


O que engloba o parque?

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina está compreendido entre São Torpes e a praia do Burgau, perto de Lagos.




Quanto tempo ir/ Como ir/ Onde ficar

  • A roadtrip que eu fiz durou 8 dias. Saí de Lisboa, fui desde Sines até Sagres nos primeiros 4 dias e nos outros 4, fui desde Sagres até Albufeira. 
  • Se quiseres parar durante algumas horas nas diversas praias, quer seja para surfar, apanhar um banho de sol ou fazer um piquenique, aconselho-te a aumentares a duração da tua roadtrip para poderes aproveitar o nosso litoral na sua total plenitude! 
  • Percorri a costa com uma carrinha, pernoitando ao pé das praias, sendo a melhor opção para quem quer ter total liberdade de escolha e não estar preocupado com o tempo.
  • Ao contrário da parte Alentejana do parque, não é fácil encontrar estacionamento para uma auto-caravana/van/ carrinha na parte Algarvia do parque. Sendo que aqui é mais aconselhável ficar num Parque de Campismo.



Praia da Samouqueira

Esta é uma das praias mais bonitas da Costa Vicentina. As várias rochas espalhadas pelo mar e areia transformam a paisagem num lugar intocado. Um pouco antes da entrada, existe uma vedação onde costumam estar algumas avestruzes, portanto passa por lá!

Dica: O estacionamento ao lado desta praia é muito grande e costuma ter algumas auto-caravanas, logo, é o local perfeito para quem quer pernoitar e acordar com uma vista maravilhosa.






Avestruz ao pé da Praia da Samouqueira




Porto Covo

Porto Covo é uma pequena vila piscatória que tem vindo a crescer nos últimos anos devido ao turismo balnear. Com várias pequenas praias escondidas entre as rochas, é o local ideal para quem quer uma praia mais "natural", mas com bons acessos e perto da restauração.

Dica: No Largo do Marquês de Pombal (praça central) podes encontrar a gelataria/cafetaria Marquês, onde se comem uns croissants de doce de ovos espetaculares! Se fores na época do verão prova os gelados que também são super deliciosos.😉🍨



Praça central de Porto Covo, com um mercado tradicional




"Marquês"



Praia dos Buizinhos



Praia do Banho





Praia da Ilha do Pessegueiro

Esta praia está situada em frente à ilha que lhe dá o nome, podendo ser feitos passeios de barco à mesma, visitando ruínas romanas.



Praia da Franquia- Vila Nova de Milfontes

A Vila Nova de Milfontes é um dos locais mais populares para umas férias balneares no verão na Costa Vicentina, e com razão! O Rio Mira passa pelo meio das 2 principais praias: a da Franquia e a das Furnas. Por a água estar mais parada aqui, consequentemente a temperatura é mais elevada (o que é um ótimo pretexto para passar lá uma manhã)😆.




Praia do Farol

Se por um lado a Praia da Franquia é fantástica para uns mergulhos, por outro a Praia do Farol é perfeita para tirar fotos. Tanto os turistas como os locais começaram a fazer sobreposições com pedras e agora a praia está tão cheia destas construções que o cenário é simplesmente deslumbrante!😲 Quando está maré baixa, as rochas e algas ficam expostas, formando uma paisagem incrível, que se assemelha a uma salina. 

Dica: Continua a andar para o lado direito (de quem está virado para o mar) e irás encontrar uma zona com formações rochosas muito bonitas! Outro bónus é que neste lugar não costuma haver ninguém!






Várias sobreposições de pedras




Zona de formações rochosas vazia





Praia do Almograve

A Praia do Almograve é ideal para assistir ao pôr do sol, dado estar repleta de rochas ao longo da costa e ter uma esplanada ao pé do parque de estacionamento.








Praia de Nossa Senhora-Almograve

Para chegar a esta praia, basta caminhar para a direita (de quem está de frente para o mar), a partir da Praia do Almograve. Esta praia é muito mais reservada que a do Almograve sendo uma boa opção para quem quer um pouco mais de privacidade

Dica: Outra coisa a seu favor é a quantidade de pedras lisas que tem (um sonho para pessoas como eu que gostam de pintar e desenhar em pedras)! Mas lembra-te de proteger o Parque, não faças lixo e não leves mais do que uma pedra...




Cabo Sardão

Aqui foi construído o Farol do Cabo Sardão, a maior proeminência da costa ocidental entre o Cabo de Sines e o Cabo de São Vicente. Ao longo desta parte da costa, podemos encontrar uns passadiços que ligam alguns miradouros que têm vista sobre o mar.





Praia da Zambujeira do Mar

Com bons acessos, esta praia é bastante concorrida, sendo uma das mais populares do Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano. Está rodeada por falésias altas e é ideal para a prática de surf ou bodyboard.




Praia dos Alteirinhos

Esta praia está ainda no seu estado selvagem, formando pequenas piscinas naturais nas rochas, quando está maré baixa.

Dica: Se andares até à ponta esquerda do areal, irás encontrar uma pequena cascata escondida por entre as rochas.






Moinho, miradouro e vila de Odeceixe

Depois de percorrermos várias terras alentejanas, Odeceixe é o primeiro local algarvio. No centro há vários restaurantes e cafés para fazeres uma refeição. Ao pé do moinho de Odeceixe, existe um miradouro (de onde foi tirada a primeira fotografia), com uma vista deslumbrante sobre a Ribeira de Seixe que desagua na Praia de Odeceixe. Odeceixe é de certeza uma vila pela qual te vais apaixonar!

Dica: Para tirares uma foto espetacular desloca-te até à rua antes do moinho de Odeceixe (Rua 25 de Abril) e encontrarás uma série de casas pintadas de azul, perfeitas para umas fotos! 


Miradouro ao lado do Moinho de Odeceixe


Foi um total acaso o meu vestido combinar com estas casinhas, no dia em que tirei esta foto! Mas diz lá se não ficou o máximo?!😜





Praia de Odeceixe

A Praia de Odeceixe é fora da caixa dado que é uma junção da Ribeira de Seixe e do mar, formando uma espécie de "lagoa" com areia no meio. Detendo a bandeira azul é perfeita tanto para famílias como para os mais aventureiros. Mar ou rio? É só escolher...







Aljezur

Aljezur é um bom local de paragem para pernoitar (para quem está a percorrer a Costa Vicentina) ou mesmo ficar pelas praias deste concelho. Eu fiquei no parque de campismo Camping Serrão, sendo que gostei da estadia. No centro de Aljezur há um restaurante vegetariano imperdível! O Mó Veggie Bistrô era uma moagem que foi transformada num espaço cultural e num bistrô vegetariano com comida deliciosa e um ambiente envolvente! Recomendo a 100% a ida a este lugar espetacular!

Dica: Para assistires a um pôr do sol maravilhoso, dirige-te ao Castelo de Aljezur.



Praia da Carrapateira ou Bordeira

A Praia da Bordeira (ou Carrapateira) tem um dos mais extensos areais de Portugal. Aqui há espaço para todos! Tem várias zonas ao seu redor para estacionar carros, carrinhas, vans ou auto-caravanas, logo, não há desculpas para não conheceres este local!!😉

Dica: Se andares de carro até uma curva do lado esquerdo da praia encontrarás um sítio com uma vista incrível sobre a Bordeira. 



 



Aldeia da Pedralva

Em 2006 a Aldeia da Pedralva estava desertificada e tinha apenas 9 dos habitantes originais. Então a Câmara de Vila de Bispo investiu para recuperar a história e património deste local. Foram criadas várias áreas comuns, como a piscina, a zona do forno da Aldeia ou a estação de lavagem de bicicletas. O seu restaurante típico "Sitio da Pedralva" tem comida saborosíssima e ainda oferece um ambiente único.
É possível também alugar as casas que foram reconstruídas, tendo várias atividades para realizar à volta da aldeia (como trekking, BTT, surf, mergulho, ...).


Restaurante "Sitio da Pedralva"








Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres foi construída no século XV sendo de grande importância histórica, dado a sua ligação aos Descobrimentos e ao Infante D. Henrique. O horário no verão é das 9:30 às 20:00 mas a minha hora preferida para visitar este monumento é cerca das 11 da manhã, pois o sol ilumina a Fortaleza.




Vista a partir da Fortaleza






___________

Já conheces algum destes lugares? Qual o teu favorito?


Gostas deste post? Guarda-o para leres depois e partilha-o!


 Segue o Instagram do blog aqui.

Segue o Facebook do blog aqui.

Vamos à descoberta pelo mundo?!✈🌍

You Might Also Like

2 comentários

  1. Respondendo à questão que deixas no final, Porto Covo e a Aldeia da Pedralva são as minhas paragens preferidas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente são dois lugares deslumbrantes! Porto Covo tem praias espetaculares e o mercado que tem no centro é mesmo agradável. A Aldeia da Pedralva é acolhedora :)

      Eliminar

Posts Recentes