O que visitar em Viena, Áustria - As melhores atrações
A capital austríaca, localizada na margem do rio Danúbio, é conhecida mundialmente pelos seus museus, palácios, arte moderna, cafés e, principalmente, pela sua ligação com a música clássica. Viena foi a capital do Império Austro-Húngaro, preservando até hoje a elegância e esplendor deixados no legado da Casa de Habsburgo. A cidade é predominada por uma arquitetura sublime, com monumentos faustosos por visitar em cada esquina.
Vamos à descoberta por Viena?
O que visitar?
Viena é uma cidade de grande imponência, com história embutida em cada rua e edifício. Para além de explorar o centro histórico e a Ringstrasse a pé, recomendo a visita dos seguintes locais:
Palácio de Schönbrunn
O Palácio de Schönbrunn constitui um dos mais icónicos monumentos austríacos, sendo conhecido também como o "Palácio de Versalhes de Viena". Desde meados do século XVIII até ao final da segunda guerra mundial, Schönbrunn serviu como residência de verão da família imperial austríaca.
Durante o reinado da imperatriz Maria Theresa foram realizadas as alterações que resultaram na forma atual do palácio, visto que, a propriedade lhe foi oferecida como presente de casamento. Este monumento possui cerca de 1441 quartos de grande requinte do estilo rococó. Apenas 40 se encontram abertos ao público, no entanto, esta amostra já permite ao visitante viver um sonho através da magnificência do espaço.
Existem algumas opções no que toca a comprar os bilhetes para o Schönbrunn. Podes realizar a Imperial Tour, que inclui 22 quartos (salas de estado e os apartamentos privados de Franz Joseph e Sissi) ou a Grand Tour, que inclui mais 18 quartos, para além dos 22 da Imperial Tour. A diferença no preço de um bilhete para um adulto é de apenas 4 euros e para o que se tem acesso, considero que a Grand Tour é mais vantajosa.
Os jardins do palácio podem ser visitados gratuitamente, sendo imprescindível explorá-los. Aliás, se não tiveres a possibilidade de conhecer o interior do palácio, não deixes de passear pelos seus jardins. Algumas zonas são pagas, como o Privy Garden, a Orangery Garden e o Labirinto, todavia, grande parte da área é gratuita e lindíssima.
Dica: A minha recomendação é que adquiras os bilhetes para visitar o palácio previamente, online. Deste modo evitarás a espera nas filas e pouparás tempo.
"Gloriette" nos jardins do Palácio de Schönbrunn |
![]() |
Palm House nos jardins do Palácio de Schönbrunn |
Karlskirche
A igreja barroca do século XVIII foi erigida como consequência de uma promessa feita pelo imperador Carlos VI durante uma epidemia de peste. O imperador prometeu ao povo que quando Viena ficasse livre da doença, construiria uma igreja em honra do santo padroeiro da luta contra a peste, São Carlos Borromeu.
A Karlskirche chama imediatamente à atenção quando a avistamos com as suas duas colunas exteriores colossais, inspiradas na Coluna de Trajano, de Roma. ´É uma das principais igrejas de Viena e a sua entrada é paga (8 euros por adulto).
Nota: Mesmo que não visites o seu interior, considero que observar a parte exterior belíssima da Karlskirche vale a pena.
Ópera de Viena
A Ópera de Viena é a companhia e casa de ópera de maior renome e relevância no mundo. Para poderes conhecer o seu interior terás obrigatoriamente de realizar uma visita guiada ou comprar um bilhete para um espetáculo. O edifício apresenta várias estátuas e ornamentos que conferem maior grandeza e imponência ao monumento.
Galeria Albertina
A Galeria Albertina é um museu que detém uma das maiores e mais importantes coleções de arte do mundo, reunindo obras-primas de artistas como Picasso, Monet, Klimt, Kandinsky, Cézanne, entre outros. Considero este museu como uma das melhores atrações de Viena, visto que, no seu interior podemos admirar uma quantidade considerável de obras lindíssimas e de grande renome. A visita da Galeria Albertina é excelente mesmo para leigos no mundo da arte!
O edifício onde se localiza o museu serviu como residência dos Habsburgos durante cerca de 100 anos, possuindo a típica magnificência imperial. Para além da exposição "Monet to Picasso", o bilhete também inclui entrada na parte do museu que desempenhou o propósito referido anteriormente. Terás acesso a 20 salas faustosamente decoradas e a desenhos de Albrecht Dürer e Michelangelo, por exemplo.
Dica: A Galeria Albertina é grátis para menores de 19 anos mas os preços já não são tão simpáticos para adultos. No entanto acredito que se só puderes visitar um museu, este deve ser a tua escolha. Ao realizares este investimento, na Galeria Albertina poderás observar obras de arte e ainda um palácio, pagando menos do que se comprasses bilhetes para um museu de arte (como o Kunsthistorisches Museum) e um palácio (como o Schönbrunn).
Burggarten e Volksgarten
O Burggarten localiza-se ao lado da Galeria Albertina e constitui o local perfeito para descansar um pouco após passear por Viena. A icónica estátua de homenagem a Mozart situa-se neste jardim, tal como a verde Butterfly House. O Burggarten oferece uma excelente vista sobre o Hofburg, um dos palácios dos Habsburgos que falarei de seguida.
Do outro lado da Heldenplatz encontra-se o Volksgarten, o jardim do povo. Milhares de rosas de centenas de variedades embelezam o Volksgarten, criando uma tela tingida por todas as cores do arco-íris. Diferentes estátuas e memoriais estão espalhados pelo jardim, podendo ainda avistar um templo de inspiração grega no meio.
Butterfly House no Burggarten, Viena, Áustria |
Vista para o Hofburg a partir do Burggarten, Viena, Áustria |
Estátua de Mozart no Burggarten, Viena, Áustria
|
Volksgarten |
Volksgarten |
Hofburg e Biblioteca Nacional Austríaca
No centro de Viena, durante mais de 600 anos o Hofburg foi a residência dos Habsburgos. Esta jóia arquitetónica inclui os Apartamentos Imperiais (Kaiserappartements), a Biblioteca Nacional da Áustria, a Escola de Inverno de Equitação, o Museu da Sissi, o Tesouro Imperial e a Prataria da Corte. Para visitar todas estas zonas seria necessário mais de um dia, como tal, recomendo que escolhas apenas algumas.
- O Museu da Sissi conta a história da Imperatriz Elisabeth, personalidade bastante controversa, e contém alguns dos seus pertences e retratos.
- Os Apartamentos Imperiais são 19 cómodos que serviam como aposentos da família real.
- O Tesouro Imperial revela a abundância e o luxo detidos pela dinastia dos Habsburgos através da exposição de algumas das suas riquezas (como uma opulenta coroa).
- Assumindo-se como uma das bibliotecas históricas mais bonitas do mundo, a Biblioteca Nacional da Áustria possui um ambiente idílico, quer para o verdadeiro livrólico quer para o visitante comum.
Fachada do Hofburg |
Michaelerplatz
A Michaelerplatz apresenta uma vista privilegiada sobre uma das alas do palácio Hofburg. A praça transpira a essência do grande império que outrora teve Viena como base. Com cavalos, cocheiros vestidos a rigor, comerciantes com volumosas perucas brancas e música a dançar no vento, a Michaelerplatz constitui um local fulcral para se visitar na cidade.
Peterskirche
Encaixada entre duas movimentadas ruas da capital, encontra-se a pequena e discreta Peterskirche. Ao visitarmos o seu interior somos de imediato transportados para a Basílica de São Pedro na vecchia Roma. De decoração sumptuosa, a Peterskirche contém dezenas de estátuas, frescos e ornamentos de tons dourados. A sua entrada é gratuita e constitui uma das igrejas mais importantes e antigas da cidade.
Dica: A Peterskirche apresenta uma aura dourada na hora do pôr do sol, devido ao modo como a luz reflete na decoração. Recomendo a realização de uma visita neste horário.
Stephansdom (Catedral de Santo Estevão)
A Catedral de Santo Estevão constitui o coração da cidade de Viena, na Stephansplatz. O seu exterior sobressai relativamente aos restantes edifícios, com mais de 250 000 azulejos de tons pretos, brancos, amarelos e azuis a formarem o seu telhado. Ao lado ergue-se uma torre em forma de agulha com 137 metros de altura.
Já o seu interior é igualmente impressionante, podendo observar diversos estilos arquitetónicos que resultaram numa catedral sóbria e austera. Poderás visitar o interior da Stephansdom gratuitamente, porém, tem em atenção o horário da missa e o facto de que terás de pagar para subir à torre ou conhecer as catacumbas.
Dica: A praça detém uma estação de metro, pela qual passam as linhas U1 e U3.
Stadtpark
Com o rio a dividi-lo em duas partes, o Stadpark é um parque composto por flores coloridas, corredores assimétricos de árvores e arbustos, um lago, pontes ornamentais e ainda a célebre estátua dourada de Johann Strauss, o rei da valsa.
Dica: No interior do parque encontras uma estação de metro da linha U4.
Maria-Theresien-Platz e MuseumsQuartier
A Maria-Theresien-Platz constitui uma das mais magníficas e importantes praças da capital. Um jardim impecavelmente cuidado, com um monumento da imperatriz do mesmo nome realiza a ligação entre os dois museus que se encaram. De um lado ergue-se o Kunsthistorisches Museum (Museu de História de Arte), do outro o seu gémeo: o Naturhistorisches Museum (Museu de História Natural). No último encontra-se uma impressionante coleção egípcia e um vasto conjunto de arte antiga que inclui obras como a Torre de Babel.
Ao atravessarmos a Ringstrasse, ao lado da Maria-Theresien-Platz chegamos ao MuseumsQuartier (MQ). Esta área cultural de 60.000 metros quadrados abriga vários museus como o MUMOK e o Leopold Museum e é palco de exposições e eventos relacionados com arte e cultura. O inovador bairro adequa-se também ao visitante que pretende lanchar, beber ou apenas relaxar ao fim da tarde, devido a atmosfera descontraída do local.
Dica: Tanto o Museu de História Natural como o Museu de História de Arte são gratuitos para jovens até 19 anos.
Chess Unlimited a jogar xadrez no MuseumsQuartier |
Naturhistorisches Museum |
Monumento de homenagem à imperatriz Maria Theresa |
Kunsthistorisches Museum |
Naturhistorisches Museum |
Palácio da Justiça
O Palácio da Justiça é uma jóia escondida à vista de todos no coração de Viena. Com tantas fachadas sumptuosas e monumentos imponentes reunidos na mesma cidade, é compreensível que algum te escape. No entanto, o Palácio da Justiça deve entrar no teu roteiro. O edifício corresponde à sede do Supremo Tribunal da Áustria e o seu interior pode ser visitado gratuitamente das 7h30min às 15h30min nos dias úteis (fecha nos fins-de-semana). O átrio grandioso e a sua decoração requintada deixar-te-ão boquiaberto.
Nota: Para entrar terás de passar por um detetor de metais.
Dica: Sobe até ao último andar do edifício para admirares a vista sobre Viena e os seus principais monumentos através do restaurante do Palácio da Justiça.
Átrio do Palácio da Justiça |
Vista a partir do terraço do Palácio da Justiça |
|
Rathaus e Parlamento
A Câmara Municipal de Viena ergue-se majestosamente, com as suas torres que vigiam a Rathausplatz e o Burgtheater. Na praça da Rathaus (Câmara Municipal em alemão) realizam-se importantes eventos ao longo do ano, como o Festival de Cinema e o Mercado de Natal, onde geralmente há uma pista de gelo. A entrada no Rathaus é gratuita, existindo a possibilidade de realizares uma visita guiada.
O Parlamento Austríaco localiza-se na Ringstrasse, perto da Rathaus, sendo um dos edifícios de maior relevo no primeiro distrito (Innere Stadt). Repleto de estátuas, colunas dóricas e mosaicos, o belíssimo edifício de inspiração grega é de visita aberta ao público.
Rathaus durante o Festival de Cinema |
Parlamento de Viena, Áustria |
Hundertwasser House e Village
A Hundertwasser House e Village foi construída pelo artista austríaco Friedensreich Hundertwasser, cujo estilo remete para o espanhol Gaudí. Visitar este espaço é ser transportado de Viena para a apaixonante Barcelona, com as suas cores quentes e arquitetura tão peculiar. O conjunto arquitetónico inclui uma casa, um pequeno shopping (village) e um museu, onde estão expostas as obras do artista. Tanto o exterior da casa como o interior do shopping apresentam formas irregulares e insólitas de cores chamativas.
Hundertwasser House |
Hundertwasser Village |
Prater
O segundo parque de diversões mais antigo do mundo situa-se na capital austríaca e remonta à época imperial. Aberto ao público em 1766, o Prater ainda mantém atualmente algumas das atrações originais como a roda-gigante Wiener Riesenrad. O parque encontra-se aberto o ano inteiro, apesar de algumas atrações fecharem no inverno. Contudo, a oferta de carrosséis, montanhas-russas, carrinhos de choque, casas assombradas e outras diversões é tão vasta, que vale a visita em qualquer altura do ano. Outro bónus é o facto de a entrada ser gratuita, sendo que só pagas as viagens nas atrações, que variam de 1,50€ a 6€.
Nota: O parque possui vários cafés, quiosques e restaurantes onde comer. O Ponykarussell tem várias opções e uma decoração tropical exuberante.
Dica: Se tiveres tempo visita o Prater não só de dia, como também de noite, para observares o parque iluminado e obteres uma perspetiva diferente.
![]() |
Ponykarussell |
Qual destas atrações despertou mais a tua atenção? Conta-me nos comentários ☺
Segue o Instagram do blog aqui.
Segue o Facebook do blog aqui.
2 comentários
Muito bom! Obrigado
ResponderEliminarObrigada eu! Fico feliz que tenha gostado. :)
Eliminar