O que saber antes de viajar para a Noruega - Oslo
Viajar para a Noruega é entrar num reino de paisagens idílicas, extraídas de um livro de literatura fantástica. Explorar os recantos de Oslo é observar o modo como a tradição se entrelaça nos edifícios modernos, formando a harmonia perfeita que atravessa a cidade.
Neste post dar-te-ei dicas e conselhos acerca de como aproveitar Oslo da melhor forma. Desde o funcionamento do sistema de transportes, visitar os famosos fjords, como poupar dinheiro na viagem e muito mais.
Vamos à descoberta por Oslo?
Transportes - Ruter
Por pertencer a um dos países com maior nível de desenvolvimento no mundo, a cidade de Oslo possui uma excelente rede de transportes. De facto, os autocarros, elétricos, metros, comboios e ferries passam com bastante regularidade e pontualidade, tendo diversas opções de conexões.
Ao aterrares no Aeroporto de Oslo Gardermoen terás, muito provavelmente, de adquirir um bilhete de comboio para chegares ao centro da cidade, uma vez que se encontram separados por 47km. A dica mais valiosa que te posso dar é a seguinte: não realizes o trajeto com a Flytoget Airport Express mas sim com os comboios regionais. A duração é de 25 minutos (apenas 5 minutos a mais do que com a Flytoget) e constitui uma escolha muito mais económica. Pagarás 118NOK (cerca de 10 euros) em vez de 230NOK (20 euros sensivelmente), quase metade do preço!
Já dentro de Oslo, dependendo do tempo da tua estadia, poderá compensar a compra do passe de transportes da Ruter. Eu utilizei o "7-day ticket" pois estive 4 dias na área. Este tipo de bilhete permite o uso de todos os meios de locomoção dentro da(s) zona(s) selecionada(s), durante o tempo indicado.
Nota: Oslo insere-se na zona 1. Acede ao mapa de zonas aqui.
Dica: Instala a aplicação da Ruter no teu telemóvel para teres acesso aos horários e trajetos dos transportes em tempo real, bem como comprar bilhetes digitalmente.
Fjords
A beleza da Noruega é algo de que todos já ouvimos falar, certamente. Um passeio pelos fjords é percecionado como uma atividade de ricos, porém os ferries de Oslo podem proporcionar uma experiência similar.
O passe de transportes inclui os ferries que circulam entre as penínsulas e ilhas unidas pela água. Deste modo, se tiveres o passe podes visitar as ilhas que quiseres no teu próprio ritmo, sendo a única condicionante os horários dos ferries. Caso contrário, poderás também obter um bilhete único, que funciona das mesma forma que para os autocarros, elétricos, etc. Este é válido durante 60 minutos após a ativação.
Dica: Se apenas pretenderes apreciar a vista, sem andar a pé por alguma ilha, podes simplesmente permanecer sentado no ferry enquanto este executa o seu percurso, sem saíres nas paragens. No final do percurso, este regressará ao cais de origem. Podes ainda fazer como eu, levar lanche para o ferry e assistir ao entardecer durante o passeio.
![]() |
Fjords de Oslo |
Meteorologia / Sol da meia-noite
O clima em Oslo é marcado por extremos. No verão, o dia parece nunca acabar, atingindo até 18 horas de luz solar. Inversamente, o inverno é marcado pela escuridão, com dias inferiores a 6 horas de luz.
Deste modo, ao planeares uma visita a Oslo/Noruega terás de ter em grande consideração a época do ano, que ditará toda a tua experiência. Se o teu objetivo for visitar a cidade e explorar as paisagens num curto espaço de tempo, recomendo o final da primavera, o verão, ou o início do outono. Como os dias são longos, poderás conhecer mais lugares e até mesmo aproveitar para dar um mergulho no mar. Por outro lado, viajar para Oslo no inverno permite a realização de desportos sazonais (como o ski) e passear pela cidade coberta de neve. Oslo satisfaz os gostos de cada um, é só escolheres!
Nota: Curiosamente, a água em Oslo no verão encontra-se a uma temperatura bastante razoável, especialmente se estiveres habituado a ir a banhos em Portugal.
Dica: Ao explorares Oslo no verão, terás a oportunidade de assistir a um célebre fenómeno natural: o sol da meia-noite. É uma experiência ímpar observar como o céu se mantém num constante estado de pós pôr do sol.
Bebidas
Uma viagem para Oslo pode tornar-se deveras exigente monetariamente, logo, a poupança e gratuitidade são bem-vindas!
A procura pelo elemento mais essencial à nossa sobrevivência (depois do oxigénio) levou-me a saltar de susto, ao constatar o seu preço nos supermercados. Uma garrafa de água sem gás pode custar 5 euros, é verdade. Avisaram-me "olha que a água aqui é muito cara", contudo o meu "eu" ingénuo não pensou que pudesse atingir estes valores astronómicos. 😔
Assim, recomendo que carregues contigo uma garrafa de água reutilizável, enchendo-a nos locais destinados a tal.
Dica: Se por acaso comprares uma garrafa no supermercado, tem em conta que na Noruega as latas e garrafas podem ser trocadas por dinheiro. Este sistema de reciclagem pode ser identificado nos produtos que envergam o rótulo "PANT". Ao depositares uma garrafa de 50cl nas máquinas presentes em supermercados, lojas, etc, obterás 2NOK, que equivalem a 20 cêntimos, mais ou menos. Quando compras as garrafas ou latas pela primeira vez, pagarás mais 2NOK na caixa, dependendo do tamanho do produto.
Alimentação
Consumir uma refeição em Oslo pode ser bastante doloroso para algumas carteiras, por conseguinte eis as minhas sugestões para poupar na alimentação em Oslo. A cidade está repleta de supermercados, mercearias e minimercados que vendem refeições pré-feitas. A qualidade e variedade são abundantes e verás que muitos noruegueses almoçam este tipo de comida (principalmente saladas) em parques, bancos e muito mais. O preço é muito mais baixo do que num restaurante e podes aproveitar para ir experimentando algumas iguarias norueguesas!
Dica: A doçaria norueguesa envolve frequentemente canela. Aconselho-te a provares kanelboller, uma espécie de cinnamon roll mas entrançado.
Museus e atrações
A Noruega fornece diversos descontos e benefícios para crianças, jovens e famílias nas entradas de museus e atrações. Então verifica sempre se não és elegível para usufruir de algum destes descontos. Eu, por exemplo, não paguei bilhete para nenhuma atração, dado que realizei esta viagem sozinha para Oslo com 17 anos (e menores de 18 anos estão isentos de pagamento de inúmeros locais).
Dica: Não desanimes se não te encaixas em nenhuma das categorias referidas... Algumas atrações são grátis para todos os visitantes em certos dias da semana:
- Oslo City Museum - Quintas-feiras
- MUNCH Museet - Quartas-feiras das 18h às 21h
- Akershus Fortress - Todos os dias
- Oslo City Hall - Todos os dias
Pesquisa nos respetivos sites e descobrirás mais.
Outras informações
Moeda
Apesar de se situar na Europa, a Noruega não faz parte da União Europeia, logo, o euro não é a sua moeda oficial. Na língua a moeda oficial é intitulada de Kroner (NOK), que se traduz para coroa norueguesa.
Língua
Por ser um país ancestral com aldeias e vilas remotas, separadas pelo clima e geografia, as comunidades encontravam-se isoladas umas das outras. Como tal, inúmeros dialetos foram-se desenvolvendo ao longo do tempo, com as suas próprias idiossincrasias.
Duas línguas estabeleceram-se como oficiais: Norueguês (Norsk) e Sami (Samisk). O Norueguês divide-se em duas variantes: Bokmål (bok + mål, “língua dos livros”) e Nynorsk (ny + norsk, “novo norueguês”). A mais frequentemente utilizada é o Bokmål, por cerca de 85% da população.
________
Espero que estas dicas tenham sido úteis! 😄
O que mais gostarias de saber acerca de Oslo e da Noruega? Considerarias visitar este país incrível? Respondo a qualquer dúvida nos comentários ou por e-mail.
Segue o Instagram do blog aqui.
Segue o Facebook do blog aqui.
2 comentários
Obrigado pelas dicas! Vão ser úteis... ;)
ResponderEliminarDe nada! Fico muito contente que o post seja útil e que tenha gostado. Se tiver alguma questão, terei todo o gosto em esclarecer. Boas viagens :)
Eliminar