Guia Para Visitar a Cidade de Braga


Braga é uma cidade cheia de vida, há animação quer de dia, quer de noite. Muitos dos visitantes de Braga, limitam-se a "ver Braga por um canudo", conhecendo o Bom Jesus do Monte e pronto. Braga é uma cidade deslumbrante, com ruas labirínticas, igrejas ornamentadas e detalhes encantadores em cada esquina. A metrópole abunda em igrejas, parecendo haver uma em cada canto.

Braga é uma daquelas cidades que se pode visitar em qualquer altura do ano, podendo contar sempre com uma estadia agradável.  

Continua a ler para descobrires as minhas dicas para visitar Braga! 


Onde comer?

O doce típico de Braga é a Tíbia. Por dentro de uma massa polvilhada de açúcar, este doce de origem conventual possui um creme pasteleiro com um sabor suave. A pastelaria Tíbias de Braga, no centro histórico da cidade é o local ideal para provar estas delícias. Com uma decoração elegante e moderna e uma esplanada encantadora, deleita-te ao provar a doçaria tradicional bracarense neste espaço de fabrico próprio. 

Interior da pastelaria Tíbias de Braga


Onde dormir?

O alojamento Braga Bells Guesthouse localiza-se no centro histórico de Braga, em frente à emblemática Sé. O edifício renovado, com vários quartos (com casa de banho e kitchenette) apresenta uma decoração acolhedora, que nos faz sentir em casa. O nosso quarto ficava no último andar, tendo uma varanda com uma vista espetacular. Recomendo a 100% este alojamento.

Interior do quarto do alojamento Braga Bells Guesthouse

Casa de Banho do alojamento Braga Bells Guesthouse

Vista da casa de banho do alojamento Braga Bells Guesthouse

Varanda com vista para a Sé de Braga, a partir do alojamento Braga Bells Guesthouse



O que visitar?

Sé Catedral de Braga

O seu horário de funcionamento é das 8:00 às 18:30 (de Outubro a Março) e de Abril a Setembro até às 19:00.  A Sé começou a ser construída nos finais do século XI, sendo a primeira catedral portuguesa a ser edificada (antes mesmo de Portugal ser um país). A origem da expressão "mais velho que a Sé de Braga", remonta para a antiguidade deste monumento. Na Capela dos Reis encontram-se sepultados D. Henrique e D. Teresa de Leão, pais de D. Afonso Henriques. 

Vista da fachada da Sé Catedral de Braga

Interior da Sé de Braga

Interior da Sé de Braga

Interior da Sé de Braga



Arco da Porta Nova

O Arco da Porta Nova foi no passado uma porta nas muralhas da cidade, sendo um dos ícones de Braga. Quando alguém deixa a porta aberta surge de imediato a expressão popular "És de Braga?" sendo que esta provém do facto de o Arco da Porta Nova nunca ter tido uma porta. Curioso, não é?

Arco da Porta Nova em Braga ao pôr do sol



Igreja do Pópulo

A Igreja do Pópulo é mais uma da vasta rede de igrejas na cidade de Braga. Localiza-se na Praça Conde de Agrolongo e apesar de simples, vale a visita. 

Interior da Igreja do Pópulo em Braga

Interior da Igreja do Pópulo em Braga



Avenida da Liberdade

A Avenida da Liberdade detém a maior parte do comércio da cidade. No cimo da Avenida encontra-se o posto de turismo, sendo que mais de metade do espaço é apenas pedonal. As flores coloridas, espalhadas ao longo do caminho, conferem à Avenida um toque encantador. 

Fonte da Avenida da Liberdade de Braga

Canteiros de flores coloridas na Avenida da Liberdade de Braga

Canteiros de flores na Avenida da Liberdade de Braga

Prestigiado teatro bracarense Theatro Circo na Avenida da Liberdade de Braga
Prestigiado teatro bracarense - Theatro Circo


Canteiros de flores na Avenida da Liberdade de Braga



Capela de Nossa Senhora da Torre

Numa zona calma da cidade, no Largo de São Paulo, situa-se a Capela de Nossa Senhora da Torre, construída no século XVIII. A torre tem 5 andares e em cada um deles é apresentado, através de uma exposição interativa, uma fase diferente da história de Braga. O seu horário de funcionamento é de terça a domingo, das 09:30 às 12:30 e das 14:30 às 18:00.

Fachada da Capela de Nossa Senhora da Torre em Braga

Fachada da Capela de Nossa Senhora da Torre em Braga


Igreja de Santa Cruz

Esta é uma das minhas igrejas favoritas em Braga. Do estilo barroco, o seu interior é revestido a talha dourada, com vários pormenores admiráveis. A sua fachada detalhada esconde um segredo: se encontrares os 3 galos esculpidos no exterior casarás em breve. Dois são fáceis de encontrar mas o terceiro é muito difícil. Raras são as pessoas que conseguem achar os três. De qualquer das formas, vale a pena tentar!😉 Se já estiveste nesta Igreja, conta-me nos comentários se conseguiste encontrar os galos!👇

Fachada da Igreja de Santa Cruz

Interior da Igreja de Santa Cruz, com talha dourada

Detalhe da fachada da Igreja de Santa Cruz



Igreja de São Marcos

A Igreja de São Marcos situa-se no mesmo largo que a Igreja de Santa Cruz: o Largo Carlos Amarante. Um local agradável com jardins repletos de flores coloridas, uma fonte e ainda letras gigantes com o nome da cidade de Braga. O exterior da Igreja é impressionante, com uma fachada bem cuidada e preservada. 

Fachada da Igreja de São Marcos em Braga

Fachada da Igreja de São Marcos em Braga. Jardim no Largo Carlos Amarante

Fachada da Igreja de São Marcos em Braga. Jardim e fonte no Largo Carlos Amarante, no centro histórico de Braga

Igreja de São Marcos e Largo Carlos Amarante em Braga. Letras gigantes de Braga

Igreja de São Marcos em Braga à noite


Palácio do Raio

Este edifício apresenta uma fachada decorada com azulejos portugueses azuis, atraindo o olhar de quem por lá passa. Aproveita e fotografa-a, para mais tarde poderes recordar este lugar tão fantástico de Braga. Se tiveres tempo, visita também o interior do Palácio do Raio, que atualmente abriga um museu. 

Palácio do Raio em Braga

Palácio do Raio em Braga



Santuário do Sameiro

O Santuário do Sameiro fica a apenas 8 minutos (4 km) do Bom Jesus do Monte, então recomendo que visites os dois no mesmo dia.  O Santuário do Sameiro oferece tranquilidade, ao passear pelo belo jardim à sua volta. Na entrada há um parque de estacionamento, restaurante e casas de banho. O espaço amplo é muito bem cuidado e limpo. A majestosa cúpula é imponente, deixando-nos maravilhados ao observá-la. Para mim, o melhor do Santuário é a vista de cortar a respiração! Vê as fotografias abaixo para perceberes do que estou a falar. 😉

Jardim no Santuário do Sameiro em Braga

Jardim no Santuário do Sameiro em Braga

Jardim no Santuário do Sameiro em Braga

Vista a partir do Santuário do Sameiro em Braga

Santuário do Sameiro em Braga

Santuário do Sameiro em Braga

Santuário do Sameiro em Braga

Santuário do Sameiro em Braga


Bom Jesus do Monte

O ícone de Braga, merece toda a sua fama. Ao longo da escadaria vamos observando o desenvolvimento da Via Sacra em tamanho real. Ao chegar ao seu topo, o Bom Jesus do Monte presenteia o visitante com uma vista arrebatadora sobre a cidade. Com várias infraestruturas, o Bom Jesus constitui o local perfeito para conhecer em família. Passeia pelos jardins, bebe um café (ou come um gelado se for no verão) nos cafés junto da basílica ou aluga um barco no lago artificial. As escolhas são diversas.

Dica: Se não queres subir a escadaria, podes estacionar o carro na sua base, para tirar fotografias ou simplesmente admirá-la e depois podes deixar o carro no parque de estacionamento no topo, ao pé da basílica. Outra opção ´e utilizar o funicular (elevador) movido a água. O custo é de 2,50 euros ida e volta.

Escadaria do Bom Jesus do Monte em Braga

Vista a partir da base da escadaria do Bom Jesus do Monte em Braga
Vista a partir da base da escadaria do Bom Jesus do Monte

Vista a partir da base da escadaria do Bom Jesus do Monte em Braga

Lago artificial nos jardins do Bom Jesus do Monte em Braga

Barco no lago artificial nos jardins do Bom Jesus do Monte em Braga

Bom Jesus do Monte em Braga

Interior da Basílica do Bom Jesus do Monte em Braga

Interior da Basílica do Bom Jesus do Monte em Braga

Altar da Basílica do Bom Jesus do Monte em Braga

Interior da Basílica do Bom Jesus do Monte em Braga

Jardins do Bom Jesus do Monte em Braga

Esplanadas no Bom Jesus do Monte em Braga

Bom Jesus do Monte em Braga

Vista a partir do Bom Jesus do Monte em Braga

Funicular e Basílica do Bom Jesus do Monte em Braga
Funicular

Basílica do Bom Jesus do Monte em Braga


Já conheces Braga? O que acrescentarias a este guia? Conta-me tudo nos comentários!


Outros artigos no Norte de Portugal:

Parque Natural de Montesinho


Segue o Instagram do blog aqui.

Segue o Facebook do blog aqui.

Gostas deste post? Guarda-o para leres depois e partilha-o!


Vamos à descoberta pelo mundo?!🌏✈

visitar braga, conhecer braga, guia para visitar braga, braga o que ver, monumentos braga, igrejas braga, igreja sao marcos, conhecer braga em 1 dia, igreja s. marcos, nossa senhora da torre, santuário do sameiro, sé de braga, se de braga, braga bells guesthouse, tíbias de braga, tibias de braga, frigideiras de braga, bom jesus do monte, bom jesus, bom jesus de braga, sameiro, igreja de santa cruz, palacio do raio, norte de portugal, cidades bonitas em portugal, o que fazer em portugal, o que visitar no norte de portugal, o que ver nos arredores do porto, conhecer o norte de portugal, braga avenida da liberdade, braga a lisboa, braga a porto, braga á noite, bacalhau á braga, braga à noite, braga hoje à noite, bacalhau à braga, braga cidade, braga concelhos, braga distrito, de braga para lisboa, de braga a lisboa, braga, guimarães, braga google maps, braga guimaraes distancia, braga hoteis, braga imagens, braga instagram, braga o que visitar, braga o que fazer, braga onde comer, braga onde ficar, braga o que fazer em 1 dia, braga o tempo, braga o que fazer a noite, bacalhau à braga onde comer, braga á noite, braga cidade, braga clube, braga city, braga centro, braga clima, guimaraes e braga o que fazer, onde é braga, braga google maps, braga guimarães autocarro, braga geres, braga hotel, braga hotéis, braga hostel, braga lisboa, braga meteorologia, braga portugal, braga portugal o que visitar, braga que faire, braga quoi faire, braga o q visitar, braga o q fazer, braga guia turistico, guia de braga pdf, guia restaurantes braga, guia turistico braga pdf, guia turistico braga portugal, guia viagem braga

You Might Also Like

0 comentários

Posts Recentes