Os 10 Melhores Locais para Conhecer em Guimarães
Guimarães é conhecida como o berço da nação, estando intrinsecamente ligada a D. Afonso Henriques e à formação de Portugal.
Na primeira metade do século X, Guimarães era uma propriedade rural- a Quintana de Vimaranes. No entanto, após a morte do conde Hermenegildo, a devota cristã condessa Mumadona, então viúva, decide fundar um mosteiro- o Mosteiro de Santa Maria. De seguida, mandou edificar um castelo para proteger o mosteiro dos constantes ataques causados pelos normandos e muçulmanos. Anos depois, no final do século XI, o Conde D. Henrique e D. Teresa (filha do rei D. Afonso VI de Leão) escolhem o burgo Vimaranense como residência, onde segundo a tradição, nasceu D. Afonso Henriques.
Guimarães foi também palco da célebre Batalha de S. Mamede, onde D. Afonso Henriques e a sua mãe, D. Teresa, se confrontaram, tornando-se num dos episódios históricos que conduziu à independência de Portugal.
Como consequência destes factos, Guimarães é uma cidade única, tendo imenso para oferecer! Não deixes de conhecer o berço de Portugal, explorando cada recanto que exala história e grandiosidade.
Vamos à descoberta por Guimarães?
Onde dormir?
No centro histórico da cidade, mesmo ao lado da Praça de Santiago, localiza-se a Posh Residences, um conjunto de apartamentos modernos, numa casa antiga que foi renovada. No interior de cada apartamento, podemos encontrar dois quartos, uma sala/cozinha e uma casa de banho. Todos os dias tínhamos pão fresco à nossa porta e uma caixa com alimentos para o pequeno-almoço. Recomendo a Posh Residences, se quiserem dormir no âmago de Guimarães.
Vista a partir da pequena varanda da Posh Residences |
O que visitar?
Praça de Santiago
Esta é uma das praças mais movimentadas de Guimarães. Repleta de cafés, bares e restaurantes, a animação é constante de dia e de noite, sendo que a música paira no ar. Os Antigos Paços do Concelho encontram-se por cima das arcadas que ligam a Praça de Santiago ao Largo da Oliveira.
Largo da Oliveira (Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e Padrão do Salado)
O Largo da Oliveira é um local lindíssimo, com muita história e vida, sendo uma boa opção para quem procura oferta de restauração.
A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira foi mandada construir no século X pela Condessa Mumadona Dias, no Largo da Oliveira. Ao longos dos tempos, vai sofrendo consecutivas reconstruções, sendo essa a causa de exibir traços de diferentes estilos e épocas. Em frente à Igreja, encontra-se o Padrão do Salado: um monumento do estilo gótico que celebra a Batalha do Salado, travada em 1340 contra os mouros no sul de Espanha.
Padrão do Salado |
Igreja da Misericórdia
A Igreja da Misericórdia é simples mas bonita, valendo a pena a visita. A entrada é gratuita e o seu horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9h às 11.30h e das 14h às 18h e aos sábados e domingos das 9h às 11.30h.
Largo do Toural e Igreja de São Pedro
O Largo do Toural é amplo e aberto, ao estilo pombalino, abrigando um chafariz renascentista de três taças. A Igreja de São Pedro apresenta uma fachada simples mas austera, embelezando o espaço. A inscrição "Aqui Nasceu Portugal" encontra-se também no Largo do Toural numa das torres da antiga muralha da cidade.
Igreja de São Pedro |
Igreja e Convento de São Francisco
Ao cruzar o exterior da Igreja e Convento de São Francisco, não imaginamos o quão impressionante é o seu interior. Por fora, quase nem a notamos, mas por dentro, a arrebatadora decoração, repleta de azulejos e revestida a talha dourada, chama a atenção de qualquer um.
Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos
Ao aproximarmo-nos da Igreja da Consolação e Santos Passos, somos presenteados pelos belos jardins, com flores coloridas, que a precedem. A Igreja apresenta duas torres, sendo do estilo barroco. A entrada é gratuita e o seu horário de visita é de segunda a sábado das 7h30min às 12h e das 15h às 17h e aos domingos das 7h30min às 12h.
Rua de Santa Maria
A Rua de Santa Maria é uma das mais antigas da cidade de Guimarães. Ao deambularmos ao longo do seu comprimento, apercebemo-nos da história carregada pelas pedras da calçada e pelas habitações que se perderam na contagem dos anos. A Rua de Santa Maria foi uma rua de elite, residida por clérigos, nobres e gente de prestígio. Hoje, representa uma das mais belas ruas do centro histórico de Guimarães, com varandas de ferro forjado por toda a parte.
Paço dos Duques de Bragança
D. Afonso 1º Duque de Bragança mandou edificar este majestoso palácio no século XV. O monumento alberga atualmente um dos museus mais visitados do país, que acolhe uma coleção de armas, mobiliário, pinturas, cerâmica, dando especial destaque ao acervo de tapeçarias. Os vitrais coloridos da capela chamam a atenção do visitante, incitando-o a entrar para poder observar cuidadosamente cada detalhe. O Paço dos Duques de Bragança é sem dúvida um monumento de grande relevância histórica e arquitetónica, com deslumbrantes atributos.
Dica: Se pretenderes conhecer também o Castelo de Guimarães, podes comprar um bilhete que te permite visitar o Paço dos Duques e o Castelo por 6€, em vez de comprares dois bilhetes separadamente.
Vitral da Capela no interior do Paço dos Duques de Bragança |
Castelo de Guimarães
O Conde D. Henrique e D. Teresa de Leão escolheram a povoação Vimaranense e o seu castelo como residência e segundo a tradição, D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, nasceu aqui. O castelo é de pequena dimensão mas vale a visita para conhecer este marco tão importante da nossa história. O horário de funcionamento é todos os dias, das 10h00 às 18h00.
Dica: A entrada para o Castelo de Guimarães é gratuita aos domingos e feriados até às 14h para todos os cidadãos residentes em território nacional, logo, podes aproveitar para visitar este emblemático monumento num destes dias.
Estátua de D. Afonso Henriques |
Teleférico de Guimarães
O teleférico sobe mais de 400 metros, até à montanha da Penha, permitindo o transporte de bicicletas. Para um adulto normal o custo é de 7,50€ ida e volta. Ao lado da estação, tens à tua disposição um amplo parque de estacionamento.
Santuário da Penha
A 7 km do centro histórico de Guimarães encontra-se o Santuário da Penha, no topo da montanha da Penha. Possui uma vista excecional sobre a cidade. Ao passearmos por entre a vegetação ao redor do Santuário, passamos por diversos miradouros e zonas de piquenique. A Penha possui também diversas grutas, explora-as!
Sabias que?
- No Castelo de São Jorge em Lisboa existe uma réplica da estátua de D. Afonso Henriques de Soares dos Reis, que está em Guimarães.
- D. Afonso Henriques foi o rei português com o reinado mais longo, sendo que faleceu com 76 anos, em 1185.
O que visitar perto de Guimarães?
Braga
Braga é uma cidade cheia de vida, há animação quer de dia, quer de noite. Muitos dos visitantes de Braga, limitam-se a "ver Braga por um canudo", conhecendo o Bom Jesus do Monte e pronto, mas Braga é muito mais do que isso. Braga é uma cidade deslumbrante, com ruas labirínticas, igrejas ornamentadas e detalhes encantadores em cada esquina. A metrópole abunda em igrejas, parecendo haver uma em cada canto.
Carrega aqui para saberes o que ver e fazer em Braga.
São Bento das Peras
A 410 metros de altitude, em Vizela, situa-se o Santuário de São Bento das Peras. Com duas capelas, dois miradouros, um parque de merendas, jardins e ainda paisagens deslumbrantes, o Santuário de São Bento das Peras é um espaço limpo, bem organizado e sobretudo agradável. A partir dos miradouros em passadiços, podes desfrutar da magnífica vista sobre a região.
Nota: Na entrada existe um restaurante e um parque de estacionamento.
Já conheces a cidade-berço?
Outros artigos no Norte de Portugal:
Segue o Instagram do blog aqui.
2 comentários
Que boa surpresa esta cidade, recomendo. Parabéns pelas descrições!
ResponderEliminarGuimarães surpreende! A cidade tem tanto de bom para oferecer... Muito obrigada pelo comentário tão simpático!
Eliminar